Login

O Autor

foto eng_isaurindoIsaurindo de Oliveira, 62 anos, é Licenciado em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa com pós-graduação em Avaliação e Análise de Projectos pela Universidade Católica Portuguesa.

Desempenhou funções em diversos organismos da função pública, nomeadamente Ministério das Obras Públicas – Laboratório Nacional de Engenharia Civil -, Ministério da Educação – Instituto Superior de Agronomia e Instituto Politécnico de Beja – e Ministério da Agricultura – Direcção Geral de Hidráulica e Engenharia Agrícola e Direcção Regional de Agricultura do Alentejo.

Foi durante dez anos Director Técnico do Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio.

Desenvolveu actividade de Consultor na área da Engenharia Rural junto de empresas como a Hidroprojecto e a Prosistemas, bem como consultor privado, ao nível da exploração agrícola, onde realizou mais de 400 projectos ao nível, das pequenas barragens de terra, estudos de impacte ambiental e rega.

Dentro deste trabalho de consultoria desenvolveu a sua actividade ainda no estrangeiro, nomeadamente no Egipto, Angola, Moçambique e Cabo Verde.

A sua actividade, dentro da engenharia rural, repartiu-se pelas áreas do ensino, projecto, experimentação/investigação/desenvolvimento, divulgação e formação.

Foi responsável pela cadeira de Técnicas de Regadio na Escola Superior Agrária de Beja. Nesta Escola foi ainda Presidente do Conselho Científico da mesma.

Coordenou e participou em diversos projectos de experimentação na área da Rega.

Foi responsável e participou em inúmeros Cursos de Formação Profissional para agricultores e técnicos na área das Técnicas de Regadio

Foi representante português nos comité da sobre normalização em rega – ISO – “ISO TC23/SC18 - Irrigation Equipment” da International Standard Organization – ISO - e “CEN/ TC 334 – Irrigation Techniques” da União Europeia.

Apresentou e/ou publicou mais de 70 comunicações relacionadas com a problemática das Técnicas de Regadio e coordenou e participou na elaboração do Guia de Rega publicado pelo Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio

É membro de diversas organizações profissionais e estrangeiras e Vogal da Comissão Nacional de Irrigação e Drenagem